Arquivos

Nem no Dia do Advogado merecemos respeito?

Amanhã, quinta-feira, 11 de Agosto é Dia do Advogado e eu vou trabalhar. Vou trabalhar porque o Tribunal de Justiça do Amazonas resolveu que seria mais cômodo deslocar o feriado para a sexta-feira, emendando com o fim de semana.

O problema é que sexta-feira, 12 de Agosto, eu  vou trabalhar. Vou trabalhar porque na Justiça Federal o feriado será comemorado na data correta e sexta-feira será um dia de trabalho como outro qualquer.

Ser advogado hoje neste país não é fácil. Trabalhamos nos finais de semana pois os prazos processuais não se suspendem aos sábados e domingos. Não temos férias. Temos que lidar com servidores públicos que nos tratam como algo que só atrapalha a rotina. Temos que trabalhar cada dia mais para sobreviver no meio da legião de formandos que satura o mercado. No meio disso tudo, é pedir demais para descansar no único dia do ano que nos é dedicado?

Aparentemente, é sim. O Tribunal de Justiça do Amazonas viu a data 11 de Agosto e enxergou apenas um feriado, uma oportunidade de esticar o fim de semana. O TJ/AM se preocupou logo em cuidar da comodidade de seus servidores, alterando isoladamente a data para o dia 12. Duas uma: Ou o TJ/AM foi míope a ponto de esquecer que o Advogado atua em várias esferas da Justiça ou então estão pouco se lixando para os Advogados.

Nenhuma dessas opções é desculpa: numa ou noutra hipótese, é falta de respeito.

Enquanto magistrados e servidores descansarão no dia supostamente dedicado à minha profissão, eu estarei trabalhando.

Seria realmente muita ousadia minha querer alterar os planos de descanso do TJ/AM para descansar no Dia do Advogado. Isso seria inaceitável. Eu é que trabalhe e para de reclamar sobre esses detalhes tolos.

PS: Devo fazer uma ressalva. Hoje, quando esse artigo já estava rascunhado, o TRE/AM tomou a decisão de adiar o feriado. Mas quando o fez, os membros daquela  Corte ressalvaram que só o faziam por já estar instalado o problema pelo TJ/AM e  JFAM. No mais, os magistrados do TRE pelo menos tiveram a honradez de pedir desculpas aos advogados pelo problema que não foi causado por eles.

9 comments to Nem no Dia do Advogado merecemos respeito?

  • fico com a parte: “ou então estão pouco se lixando para os Advogados.”

  • André Luiz Rocha Pinheiro

    É meu caro,

    Em meio a tantos embaraços causados a nós, militantes, como o novel e já ineficiente modelo peticionamento eletrônico (que segundo consta no site do próprio Tribunal de Justiça, veio para “melhorar a vida do advogado”), com as falidas semanas da conciliação, onde o que menos fazemos é conciliar, ainda temos que nos contentar com esta sutil falta de consideração.

  • Marco Aurélio Choy

    Dr. Daniel,

    Era mais conveniente ainda fazer uma tabela do que funciona hj e do funciona amanhã… exemplo: TRE, TRT, JF, TJAM…. porque essas “mudanças” vão resultar em muitas viagens perdidas… Parece que vão deslocar o Natal também…

  • Daniel Fábio Jacob Nogueira

    O problema não são só as “viagens perdidas”. Aposto que essa confusão vai fazer muita gente perder prazo.

  • Luiz Wanderley

    Realmente, parece piada… e de mau gosto.

    Em suma, se o advogado atuar na esfera estadual e também federal, esse “feriado” terá perdido a razão de existir. De fato, ou foi má-fé ou displicência do TJAM, aliás, duas coisas que a Advocacia não merece.

    O irônico de tudo isso, é que os magistrados e servidores do TJ terão um feriado, mas os advogados de fato, não. Assim, o dia é para homenagear quem, afinal?

  • JOAQUIM FREITAS

    mais o advogado tambem tem quer si dar respeito…

  • Daniel, no dia do Advogado ficamos sem nosso dia, pois vamos trabalhar nos dias 11 e 12 de agosto.

    Verificando seu desabafo atraves do seu blog, tomei a liberdade de citar o texto e a fonte (blex) em meu texto postado no blog (http://alvesemelo.blogspot.com/), falando sobre o desrespeito do Tribunal do Estado do Amazons ao dia do Advogado.

    Daniel parabens pelo texto.

    Até mais

    Alessandro Melo

  • Paulo Victor

    Por uma visao mais ampla, temos que dizer que neste país há muito feriado. E sem dúvida, os advogados são um dos profissionais que menos aproveita os “descansos” do Brasil.

  • Este é o nosso Brasilzão. O feriado é para uma classe e ela mesma não é beneficiada. Seria cômico se não fosse trágico!
    Parabéns pelo texto!

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>