Arquivos

Pelo Menos Uma Vez Por Ano...

Alguém que entende de direito melhor do que a gente consegue explicar o que isso significa?

LEI Nº 12.080, DE 29 DE OUTUBRO DE 2009.

Institui o Dia da Legalidade no calendário oficial brasileiro.

O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Fica instituído o Dia da Legalidade, no calendário oficial brasileiro, a ser comemorado anualmente no dia 25 de agosto.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília,  29  de  outubro  de 2009; 188o da Independência e 121o da República.

JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA


Tarso Genro

Nossa interpretação é que o país resolveu dedicar pelo menos um dia por ano para respeitar a legalidade. Já nos outros 364…


11 comments to Pelo Menos Uma Vez Por Ano…

  • Fábio Lindoso e Lima

    Abstraindo um pouco do título do feriado, o qual é uma piada pronta, seria paranoia pensar que isto é uma manobra pra criar mais um feriado prolongado?

    29 de outubro de 2010 é uma sexta-feira. Logo depois é finados (2 de novembro), numa terça-feira.

    Aposto que já tem ministro com hotel reservado. Só o hotel, porque as passagens a gente sabe bem de onde vem.

    Assim caminha a humanidade…

  • Daniel Fábio Jacob Nogueira

    Dois probleminhas com a tua hipótese: (1.) a data é dia 25 e não dia 29 e (2.) não foi decretado feriado. É uma simples data comemorativa, como centenas de outras, na qual haverá expediente normal.

  • Solange Elias

    Olá Dr. Daniel,

    Segundo o autor do projeto, deputado Pompeo de Mattos, a chamada Cadeia da Legalidade foi o maior movimento popular no Brasil desde a Revolução de 30. Ele lembrou que, no dia 25 de agosto de 1961, o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, assumiu a resistência ao golpe articulado pelos militares para impedir a posse de João Goulart na Presidência da República, após a renúncia de Jânio Quadros.

    É isso. Deve ser o dia em que nós brasileiros teremos de comemorar esse evento de resistência ao golpe militar de 61. Tá faltando o que fazer lá no Congresso Nacional…

    Sol

  • Daniel Fábio Jacob Nogueira

    Solange,

    O Congresso Nacional realmente tem dedicado muitos recursos a temas superfluos. Nos últimos dois meses, a produção legislativa do Brasil instituiu 14 dias comemorativos (tal como o da Legalidade que, para evitar ambiguidades e piadas como a que fizemos, deveria se chamar Dia Nacional da Cadeia da Legalidade), mudou o nome de 10 trechos de rodovias, além de incluir o nome de Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria e conferir ao Município de Não-Me-Toque (RS) o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão.

    De qualque modo, obrigado pelo primoroso (como sempre) trabalho jornalísitico no teu comentário (e por ter estragado a piada tão cedo) :-)

  • Marcos dos Santos Carmo Filho

    Mas que o nome é uma piada, é.

    Marcos.

  • Rodrigo Dias

    Eles podia ao menos fazer uma menção, algo mais, digamos assim, “entendível”.

  • Fana

    pra variar… mais uma “criação” que se perderá nos “anais da casa”….

  • MR

    Fábio, tem mais um detalhe: a data é 25 de agosto. Portanto, nada de finados logo depois.

  • jose borges cuesta

    daniel, sou vereador em tabatinga, inclusive o nei bastos vei a tbt acompanhar minha posse, mas hoje como vereador tenho infrentado a inercia da camara municipal a não respostas as solicitações de informações da prefeitura via requerimentos e reinterações. minha pergunta qual o caminho juridico a ser tomado pelo meu gabinete e ou pelo colegiado da camara municipal. desde ja meus agradecimentos e res´peito..

  • Daniel Fábio Jacob Nogueira

    Cuesta,

    Se o pedido de informações é aprovado em plenário, e portanto realizado pela Câmara (e não pelo verador individualmente) o prefeito é obrigado a fornecer tais informações. Se não o fizer, normalmente (dependendo das regras de direito local) se sujeita a sofrer processo político em comissão processante da Câmara, e, em casos extremos, ser cassado.

  • [...] Ordinárias (i) Por Equipe do bLex Quando o bLex descobriu a Lei do Dia da Legalidade , o debate gerado pelo comentários deu origem à seguinte frase: “nos últimos dois meses, a [...]

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>