Arquivos

Mais Outra Nova Coleção de Súmulas do STJ e do STF

Com algum atraso, por conta de alguns probleminhas técnicos, apresentamos aos nossos leitores 8 novas súmulas dos tribunais de cúpula que interessam ao cotidiano empresarial ou eleitoral.

As quatro primeiras foram aprovadas pelo Superior Tribunal de Justiça. São elas:

Súmula 402/STJ: “O contrato de seguro por danos pessoais compreende danos morais, salvo cláusula expressa de exclusão”

Súmula 403/STJ: “Independe de prova do prejuízo a indenização pela publicação não autorizada da imagem de pessoa com fins econômicos ou comerciais”

Súmula 404/STJ: “É dispensável o Aviso de Recebimento (AR) na carta de comunicação ao consumidor sobre a negativação de seu nome em bancos de dados e cadastros”

Súmula 405/STJ: “A ação de cobrança do seguro obrigatório (DPVAT) prescreve em três anos”

As outras quatro são Súmulas Vinculantes aprovadas pelo Supremo, e até a sua publicação só podem ser identificadas pelo número do Projeto de Súmula Vinculante (PSV). Após a publicação saberemos o número definitivo de cada um dos seguintes enunciados:

Súmula Vinculante /STF (PSV 32): “Durante o período previsto no parágrafo primeiro do artigo 100 da Constituição, não incidem juros de mora sobre os precatórios que nele sejam pagos”.

Súmula Vinculante /STF (PSV 36): “A dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no § 7º do artigo 14 da Constituição Federal”.

Súmula Vinculante /STF (PSV 40): “A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o art. 145, II, da CF.”

Súmula Vinculante /STF (PSV 21): “É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo”.

===================================

Esta matéria foi útil? Então conheça o bLex. Para receber notificações de artigos como este por email, preencha o formulário abaixo com seu endereço eletrônico, e clique em SUBSCRIBE.


Nós nunca, NUNCA, divulgaremos os emails de nosso assinantes a terceiros e nem mandaremos spam.

Também não esqueça de deixar seus comentários. O sucesso deste projeto dependa da participação de leitores como você.

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>